CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

EM ROMA UM EVENTO ESPECIAL PARA O ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO I

Por Antonella Rita Roscilli – Especial de Roma para a GAZETA DO TURISMO – Magazine

Na Basílica di Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma, Itália, , aconteceu no último dia 20 de dezembro de 2013 um evento muito especial: o aniversário do Papa Francisco I, celebrado dentro da belíssima igreja com um grande concerto-evento de Natal. Com a organização e produção de Dante Mariti pela Melos International, tendo representado o testemunho de fé nos valores humanos, como temperança, hospitalidade e solidariedade, repetidamente enfatizados por Sua Santidade, lançando ao mundo a mensagem de Natal como uma festa que convida a refletir sobre o valor da caridade e da intercultura. Inúmeros artistas italianos e estrangeiros se apresentaram com cantos, músicas e leituras de trechos dos discursos mais significativos do Papa Francisco.

O programa do concerto foi eclético, teve um elenco notável de artistas internacionais e começou com “Gabriel’s oboé”, de Ennio Morricone, na versão da mezzo-soprano Jana Mrazova. Entre os artistas, destacamos frei Alessandro, a “voz divina” de Assis, com o Ensemble Suono Scaro de Assis e flautista Andrea Ceccomori, a soprano chilena Macarena Valenzuela, a soprano chinês-canadense Lu Ye, a soprano italiana Felicia Bongiovanni. Da Albânia, chegaram a soprano Ramona Tullumani e a mezzo-soprano Jana Mrazonva; da Espanha, o jovem barítono Juan Jimenez e a jovem mezzo soprano Maria Tereza Andrade.

O rico repertório incluiu a Misa Criolla, do compositor argentino Ariel Ramirez, missa particularmente querida para o Pontífice e interpretada pelo coral da Schola Cantorum S. Maria Degli Angeli, pelo Grupo de Chiloé, com instrumentos populares argentinos, e pela soprano Macarena Valenzuela.

Não puderam faltar as mais famosas canções de Natal, interpretadas pelo Coro delle Voci Bianche (que tem ilustres padrinhos, entre os quais o famoso Maestro italiano Claudio Abbado) e foi dirigida pelo Maestro Osvaldo Guidotti e o Maestro argentino Armando Krieger.

Um presente musical de Natal em estilo pop chegou através de artistas tais quais a italiana Mariella Nava, Awa Koundoul, Rodolfo de Montis, Martino de Cesare e, como convidado especial, o Gipsy Family Christmas, que concluiu a noite com “Feliz Navidad”, de José Feliciano. O grande ator italiano Enzo de Caro leu alguns trechos escritos pelo Papa Francisco. Junto com De Caro, leram também jovens atores, entre os quais Susy Mennella, Ivan Raganato, Elena Presti e os meninos da Accademia Scenamuta.

Além disto, durante o evento, Eleonora Daniele e Paulo Notari entregaram prêmios para a difusão da mensagem cristã e de esperança aos jovens. Entre os vencedores, o programa “Cristianità”, da freira Miriam Castelli, de Rai World, e o produtor de cinema Antonio Chiaramonte para Cinemaset. O especial concerto foi transmitido também na televisão pela RAINEWS e outras TVs no exterior, como a Albânia Television e a ABCHANNEL TV.

A direção artística do evento foi do Maestro Osvaldo Guidotti, organista titular da Basílica. A assessoria de imprensa foi da Agenzia di Comunicazione Elisabetta Castiglioni. Parte dos Recursos obtidos com a oferta do convite para o evento, foram doados a Porta Del Cielo Onlus, associação sem fins lucrativos de Giovanni Luca Zenga e a Mensa dei Poveri (Mensa para os pobres), gerenciada pela paróquia da Basílica di Santa Maria Degli Angeli e dei Martiri.

Gostaríamos de lembrar historicamente que a Basilica di Santa Maria degli Angeli e dei Martiri em Roma foi idealizada em 1562 por Michelangelo Buonarroti, utilizando a sala central (frigidarium em latim antigo) das Terme di Diocleziano.

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES