CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

Netos de Mandela visitaram a IBCM

Ndaba Mandela, Richard Gant, Conceição Macêdo, Kweku Mandela, padre Alfredo e Suíca

Texto: Duda Tawil

Foto: Marcelo Mendonça

Na quarta-feira passada, dia 4 dezembro, três dias depois do Dia Mundial de Luta contra a Aids, e véspera da morte de Nelson Mandela, uma missão das Organizações das Nações Unidas (ONU), a UNAIDS, trouxe a Salvador dois dos 21 netos de Mandela (um líder libertador contra o racismo e o preconceito, preso durante 27 anos, Prêmio Nobel da Paz de 1993 e em seguida presidente da África do Sul, que deixa também 12 bisnetos) Kweku e Ndaba Mandela, cujos pais morreram de Aids. A comitiva trazia ainda o ator americano Richard Gant. Eles visitaram a creche da Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), que acolhe 80 crianças soropositivas, na Rua Santa Clara, 46, no bairro de Nazaré, em Salvador.

O encontro contou também com a presença da vice-prefeita da capital da Bahia, Célia Sacramento, e todos foram recebidos com carinho por Dona Conceição Macêdo e pelo padre Alfredo Dorea, pontas de lança da instituição beneficente. As crianças da creche cantaram o hino informal da África do Sul, Shosholoza, enchendo o ambiente de ternura, e mais emoção. Uma placa comemorativa da visita foi descerrada na ocasião, e os visitantes posaram para as lentes do fotógrafo Marcelo Mendonça, em vista do Calendário Abrace a Vida de 2015, que será em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi (que na realidade é no ano que vem, 2014).

Por ser dia de Santa Bárbara, Yansan no sincretismo religioso da Bahia, a IBCM recepcionou toda a comitiva, amigas e amigos, com um delicioso caruru, sucos naturais e frutas tropicais. Foram levar sua solidariedade: Didi, assistente social representando as cidades de Berimbau e Conceição do Jacuípe; Dra. Ivana Máximo, ginecologista coordenadora de saúde do Projeto Adolescente Aprendiz; vereador Suíca; Major Honorato, da Polícia Militar, diretor do SEVAP - Serviço de Valorização do Policial; Dr. Ramos e Dra. Marli, da inteligência e segurança do PPCAAM; adolescentes aprendizes; famílias assistidas; representantes do ministério da Saúde, secretaria de Saúde do Estado e do município; coordenadores nacionais de DST-AIDS, e do Bahia da Sorte; e o artista plástico Antônio Carlos Rebouças, que ofereceu uma de suas obras à comitiva.

Mais informações, visite e colabore com a IBCM: Telefone: (71) 3276-0026

Doações: Banco do Brasil (001) Agência: 0904-0 CC: 254.651-5

E-mail: ibcm33@terra.com.br

Sites: www.ibcmaids.org.br e www.projetoadolescenteaprendiz.org.br

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES