CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

H O T E L A R I A E T U R I S M O

Hans Schaeppi

PARALISIA AGUDA

Vamos começar nossa coluna de hoje, com as palavras do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, arquiteto Jaime Lerner. Disse ele em entrevista: “O Brasil sofre de paralisia aguda no avanço de obras de infraestrutura. A burocracia aprisionante faz da execução uma corrida de obstáculos. Com o intuito de evitar a corrupção ou danos ao patrimônio socioambiental, criou-se uma burocracia tão aprisionante que, além de não coibi-los, transformou a execução de qualquer projeto em uma corrida de obstáculos, na qual a viabilização de uma solução é travada até o limite da desistência. Pior, em um cenário onde os recursos existem. É uma perniciosa estrutura de desconfiança que inibe a ação”.

Ilhéus sente na própria carne o que Lerner quis dizer. Está aí como exemplo, o Complexo Intermodal Porto Sul, que sofre de paralisia aguda há mais de cinco anos...

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Depois de sete audiências públicas realizadas em vários municípios da Região (Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Coarací, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna) sobre a construção do Porto Sul, com a grande maioria do povo aprovando, o Ministério Público Federal solicitou a realização de mais duas Audiências, que serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro nos municípios de Ilhéus e Itabuna. Os assuntos serão os mesmos abordados anteriormente, como o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Esperamos que sejam as últimas.

DIA DO HOTELEIRO

Passou em brancas nuvens, o Dia do Hoteleiro, 9 de novembro. Também, não havia nada a comemorar...

MATA DA ESPERANÇA

Considerada como o segundo maior Bioma em Mata urbana do Brasil, a Mata da Esperanças também sofre há muitos anos de paralisia aguda, embora não dependa de muito, a não ser de vontade política. Com 437 hectares de matas em grande parte preservadas, a Mata poderia ser uma atração turística importante para Ilhéus. A última vez que ouvimos falar da mesma, foi há cerca de seis anos, quando se dizia que estava formada uma parceria entre a Prefeitura, a Ceplac e a Fundação Pau-Brasil; e que já se dispunha de uma verba de R$ 115 mil do Fundo do Meio Ambiente, para construção de uma guarita, mirante, três unidades administrativas para educação ambiental e trabalho técnico-científico, banheiros, lanchonete e loja de souvenir, além de sistemas próprios para geração de energia e tratamento de resíduos. Transformada em Parque, a Mata seria um local não somente de atração turística, mas de lazer da população, com seus rios, cachoeiras, árvores centenárias e flora abundante.

Alguém tem notícias da Mata, ou somente da Esperança...?

FIM DE MÊS MOVIMENTADO

No final deste mês de novembro e princípio de dezembro, a cidade vai estar movimentada, começando com a chegada do transatlântico MSC Orchestra com capacidade para 3.013 passageiros e 987 tripulantes. Em seguida, teremos o 16º Encontro Baiano de Capoeira e o 1º Festival Vozes da Capoeira, prometendo uma grande movimentação na cidade, com a participação de capoeiristas de vários estados, além dos municípios da região. Estão previstos shows musicais, palestras, competições, apresentação afro, troca de cordel e formatura. Outro evento marcado para os dias 30 deste mês e 1º de dezembro, é o Campeonato Brasileiro Master de Surf, na Praia de Batuba. em Olivença, com direito ao show Luau no Vagão.

PORTOS

O vice-presidente da Intermarítima, Mateus Oliva, durante o último Fórum Agenda Bahia, comentou que a Bahia, com o maior litoral do Brasil tem apenas três portos, Aratu, Salvador e um terceiro de pequeno porte, em Ilhéus., enquanto em Santa Catarina, com um litoral menor do que a metade do da Bahia, tem cinco porto públicos espalhados por várias regiões do estad. . Ao final de sua palestra, Oliva citou o terminal de Ilhéus como exemplo de que bons resultados podem ser obtidos com pequenos investimentos. Aliás, todo mundo sabe disso, menos a Codeba. Até 2015, os portos baianos (Salvador, Aratu e Ilhéus) terão R$ 4 bilhões para seus melhoramentos. Será bom para o Porto de Ilhéus que é o mais carente, mas é preciso cobrar da Codeba.

B I T S - T U R

Itabuna terá Carnaval nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, desde já contando com a participação de 20 blocos carnavalescos *** Segundo sabemos, Ilhéus não terá Carnaval, mas deverá ter uma Micareta *** Haverá iluminação natalina em Ilhéus? *** Além do Chocomel 70, o Chocolate Caseiro acaba de lançar o Pão de Mel 70 e o Chocolate com 0% de açúcar e 0% de lactose, em comemoração aos seus 28 anos.

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES