CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

21º Foro World Travel Monitor® em Pisa

Os chineses no topo da lista de reservas turísticas por smartphone

Avaliação das tendências do comportamento turístico mundial em 2013: Reservas por smartphone em geral ainda escassas - Utilizam-se mais as redes sociais para as viagens

Os viajantes da China querem tudo rápido. Nenhuma outra nacionalidade utiliza o smartphone ou a tablet para fazer as suas reservas de viagem com tanta frequência como os habitantes do Império do Meio. Como informou Rolf Freitag, Presidente da empresa consultora de turismo IPK International, na quarta-feira no 21.º Foro World Travel Monitor® (de 29 a 30 de Outubro) da IPK em Pisa, a China está no primeiro lugar com quatro por cento entre todos os que fazem as suas reservas de viagens ao exterior com smartphone ou tablet. Os seguintes na lista são os EUA, o Japão e a Europa, cada um com dois por cento de viagens reservadas com telemóvel. Nenhum outro país registou um valor mais elevado. Rolf Freitag: "Quem faz a sua reserva para viajar ao exterior através do seu smartphone ou tablet, aplica o lema: o que se busca com pressa tem de ser reservado com smartphone. 70 por cento das reservas de hotéis via smartphone foram realizadas em 24 horas". Mesmo assim, as percentagens em todo o mundo, em comparação, ainda atingem níveis muito baixos.

Os turistas da China também ocupam as primeiras filas quanto à utilização das redes sociais para as suas viagens. Os chineses são os líderes mundiais em utilizar o Facebook, Skype, foros, blogues e outras redes quanto a viagens ao estrangeiro. De acordo com a última pesquisa, 95 por cento dos chineses declararam que preparam a sua viagem com chats no Skype, blogues ou Facebook. A Europa ocupa o seguinte posto mas mantém-se a uma certa distância. 39 por cento dos europeus pesquisados não estão interessados nas redes sociais como um processo para preparar as suas viagens. No Japão, 48 por cento dos pesquisados não aproveitam as ofertas das redes sociais, e nos Estados Unidos 35 por cento "rejeitam" esse meio. Os brasileiros, pelo contrário, mostram-se estar muito interessados quando for através do Facebook & Co. 24 por cento dos pesquisados utilizou com frequência as redes sociais para preparar alguma viagem e 60 por cento dos brasileiros informa-se de vez em quando em blogues, foros de viagens e no Facebook.

Em geral, as reservas por Internet atingiram uma percentagem de 65 por cento em todo o mundo, a percentagem das reservas realizadas através de agências foi de 24 por cento. O Martin Buck, Diretor do Competence Center Travel & Logistics da Messe Berlin comentou: "Nos mercados turísticos desenvolvidos, como por exemplo Alemanha, Grã-Bretanha, e também os Estados Unidos, a percentagem de reservas online, especialmente as realizadas com meios móveis, isto é, as que são feitas com smartphone ou tablet, é significativamente superior que nos novos mercados turísticos. Um motivo importante para que isso aconteça é que, justamente na Ásia, a infraestrutura da telecomunicação em parte é ainda muito deficiente, o que impede a utilização em massa da ampla gama de dispositivos móveis. Na República Popular da China, porém, é apenas uma questão de tempo, até que os consumidores deste país disponham de todas as possibilidades para utilizar esse meio".

No Foro World Travel Monitor® em Pisa, promovido pela empresa consultora IPK International e patrocinado pela ITB Berlin, mais de 50 especialistas em turismo e cientistas do mundo inteiro apresentam anualmente as estatísticas atualizadas e indicam as últimas tendências do turismo internacional.

Mais resultados obtidos através das pesquisas de tendências realizadas pela IPK de Janeiro a Agosto de 2013, a opinião expressa de 50 especialistas em turismo provenientes de 20 países bem como dados obtidos do World Travel Monitor®, serão publicados exclusivamente pela ITB Berlin. Os pormenores dos resultados estarão disponíveis a princípios de Dezembro no ITB World Travel no site www.itb-berlin.com. Os resultados finais de todo o ano do World Travel Monitor® da IPK International, incluindo perspetivas para o ano 2014, serão apresentados no Congresso ITB Berlin pelo presidente da IPK International, Rolf Freitag. O World Travel Monitor® baseia-se nas entrevistas realizadas anualmente a mais de 500.000 pessoas em mais de 60 mercados turísticos em todo o mundo e está a funcionar há mais de 20 anos de forma contínua. É considerado como o maior estudo permanente sobre o comportamento de turismo global.

Acerca da ITB Berlim e do congresso da ITB Berlim

A ITB Berlim 2014 irá realizar-se de quarta-feira a domingo, de 5 a 9 de março. De quarta-feira a sexta-feira, a ITB Berlim estará aberta para visitantes profissionais. Em paralelo à feira, o congresso da ITB Berlim decorre de quarta-feira a sexta-feira, de 5 a 7 de março 2014. É o maior congresso profissional do setor. Poderá consultar mais informações em www.itb-convention.com. A ITB Berlim é a feira líder mundial da indústria de viagens. Em 2013, 10.086 expositores provenientes de 188 países apresentaram os seus produtos e serviços a aproximadamente 170.000 visitantes, entre eles 110.000 visitantes profissionais.

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES