CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

21º Foro World Travel Monitor ® em Pisa: China e Rússia promovem turismo global

Depois de 2013, 2014 também será um ano de sucesso mundial – Crescem as viagens MICE – Retrocesso das viagens business tradicionais – Viagens culturais e viagens à praia continuam em tendência – ITB Berlin publica em exclusiva os resultados do World Travel Monitor ® no início de Dezembro

Pisa/Berlim, 30 de Outubro de 2013 – Nem as crises financeiras e económicas, nem as agitações sociopolíticas e nem ainda as guerras representam impedimento algum de as pessoas viajarem. As pessoas viajarão mais que nunca em 2014, igual que em 2013. Esse crescimento será sustentado principalmente por pessoas do Brasil, da China e da Rússia, que realizam uma viagem pela primeira vez. Rolf Freitag, Presidente da empresa consultora de turismo IPK International, disse na terça-feira, no início do 21.º Foro World Travel Monitor ® da IPK em Pisa: "Viajar é e continuará a ser uma mega-tendência global, sem dúvida alguma. Hoje em dia um terço da humanidade já está a viajar".

Segundo a pesquisa sobre as tendências de viagens ao estrangeiro realizada em 20 países dos mercados turísticos de origem mais importantes do mundo, a qual foi feita pública na terça-feira pela IPK, o turismo em 2013 registou um crescimento de quatro por cento, tornando-o uma vez mais em um dos anos mais bem-sucedidos. No entanto, as prioridades do mercado mudarão quanto a chegadas nas viagens ao exterior: se até agora os mercados com pouca população e um produto interior bruto baixo geravam um volume de viagens ao exterior também baixo, e, pelo contrário, mercados com grandes populações e um PIB alto geravam grandes volumes, de agora para diante tudo isso será diferente. Enquanto mercados de viagens ao estrangeiro tradicionais, como Alemanha (+2%), Estados Unidos (+1%) ou Grã-Bretanha (+3%) registam um crescimento moderado com cifras baixas de um dígito, e mercados, como por exemplo Japão, apresentam inclusive menos de dois por cento, mercados como a China (+26%) e também a Rússia (+12%) marcam cifras de dois dígitos, ou o Brasil (+6%) com uma cifra de um dígito positivo.

No que se refere a comportamento de viagens no mundo inteiro, o segmento MICE (+6%) da secção de viagens de negócios desenvolveu-se de Janeiro a Agosto de 2013 de modo muito positivo. Em contrapartida, as viagens de negócios tradicionais apresentaram uma redução de dez por cento. Na escolha do tipo de viagens, 2013 apresentou as seguintes tendências internacionais: Viagens com motivação cultural e viagens por cidades (+8%) e as viagens de circuito (+5%) continuam a marcar positivo do mesmo modo que as férias na praia (+5%).

O risco de falências estatais e de um colapso do sistema financeiro mundial continua a ser uma ameaça. Para as "old economies", isso significa apertar ainda mais o cinto, por causa das repreensões económicas e dos impostos elevados ou dos juros por baixo das cotas de inflação. Nesses mercados, haverá um crescimento moderado principalmente por uma maior frequência de viagens – ou seja, mais viagens por habitante. Apesar da insegurança económica, o volume de viagens continuará a crescer no mundo inteiro, principalmente como resultado da maior participação no mundo turístico de pessoas das "new economies" que viajam pela primeira vez.

A IPK prevê para o ano de 2014, com base nas pesquisas de tendências do World Travel Monitor ®, um aumento de quatro por cento segundo o "World Confidence Index". No ano que vem também haverá no mundo inteiro um crescimento sólido das viagens ao estrangeiro, igual que em 2013.

No Foro World Travel Monitor ® em Pisa, promovido pela empresa consultora IPK International e patrocinado pela ITB Berlin, mais de 50 especialistas em turismo e cientistas do mundo inteiro apresentam anualmente as estatísticas atualizadas e indicam as últimas tendências do turismo internacional.

Mais resultados obtidos das pesquisas de tendências realizadas pela IPK de Janeiro a Agosto de 2013, a opinião expressa de 50 especialistas em turismo provenientes de 20 países bem como dados obtidos do World Travel Monitor ®, serão publicados exclusivamente pela ITB Berlin. Os pormenores dos resultados estarão disponíveis a princípios de Dezembro no ITB World Travel no site www.itb-berlin.de. Os resultados finais de todo o ano do World Travel Monitor ® da IPK International, incluindo perspetivas para o ano 2014, serão apresentados no Congresso ITB Berlin pelo presidente da IPK International, Rolf Freitag. O World Travel Monitor® baseia-se nas entrevistas realizadas anualmente a mais de 500.000 pessoas em mais de 60 mercados turísticos em todo o mundo e leva funcionando há mais de 20 anos de forma contínua. É considerado como o maior estudo permanente sobre o comportamento de turismo global.

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES