CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
imprimir

Lagos, a pérola milenar do Algarve

Área da piscina do Marina Club: beleza e encanto
Texto e foto: Duda Tawil *
Quem, ao se falar de Portugal, não se rende aos encantos do Algarve, sonhando conhecê-lo, com seu excelente clima o ano todo, suas falésias e belas praias de águas transparentes? Pois aquela região do sul do país está fervilhando neste momento, no auge do verão, e um dos destinos mais procurados chama-se Lagos, apesar de debruçada sobre o mar.
Descoberta há mais de 2000 anos, a cidadela e sua baía viram por ali passar sucessivos povos: celtas, fenícios, gregos e romanos. Não é à toa que suas muralhas milenares - edificadas pelos árabes no Séc. X - guardam hoje tesouros históricos, como suas belas igrejas e monumentos em estilo barroco e manuelino em sua maioria. Imperdível é a Igreja de Santo António, uma joia barroca da cidade, também museu, que em muito lembra a Igreja da Ordem Terceira de Carmo, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Porém, é São Gonçalo, filho de pescadores, nascido em Lagos, o santo padroeiro.
As praias de areias douradas, grutas, falésias e rochas que parecem flutuar no mar, de curiosos formatos, são outro ponto alto do turismo em Lagos, como a Meia Praia e seu areal de mais de quatro quilômetros, ideal para a prática de esportes náuticos, e a bela e moderna Marina. Um passeio de barco às outras é o primeiro programa obrigatório para quem visita a cidade: Porto de Mós, Ponta da Piedade, Solaria, Batata e dos Estudantes, sem esquecer a Dona Ana, a 15 minutos do centro. É orgulho dos seus cidadãos o fato da antiga Lacóbriga ser a Cidade dos Descobrimentos. Sim, foi dali que o Infante D. Henrique deu início à grande aventura das descobertas portuguesas!
A noite de 29 de agosto, uma espécie de despedida do alto verão, reserva para seus visitantes uma de suas maiores tradições: a Festa do Banho 29. Um famoso banho de mar coletivo, à meia-noite, com muita animação musical, provas desportivas e um inusitado concurso de trajes de banho antigos.
À mesa, é do mar que vêm as delícias, com mariscos típicos da região, servidos de todas as formas, das sopas, em feijoada, até as lulas recheadas com presunto e chouriça e muitas especiarias. Lagos produz vinhos brancos, e um tinto encorpado. Os doces com figos, amêndoas e o bolo de mel completam a refeição típica local.
Mais informações: www.cm-lagos.pt e www.visitalgarve.pt
Marina Club Lagos Resort
A menos de 5 minutos a pé para quem chega de trem a Lagos (por sinal, o fim da linha ferroviária de quem vem de Lisboa e troca de trem em Tunes, localidade pouco antes da estação de Albufeira), o turista dá de cara com a Marina Club Lagos Resort. Na verdade, ele "fura" este complexo de hotelaria, lazer, fitness, gastronomia, bares, boates, restaurantes, sem esquecer a enorme marina para ancorar tantos barcos e veleiros.
É a melhor opção para o visitante, e, atravessando a ponte elevadiça, ele está a 10 minutos a pé do centro histórico. São três prédios/três categorias de hotéis, do 3 ao 4 estrelas, do tipo apartamento turístico ao aparthotel, ideal para casais ou famílias em férias. Possuem garagem interna, área de lazer, piscina, spa (este, um serviço à parte), wifi grátis, bar e restaurante.
As tarifas variam segundo quatro períodos no ano, e localização: vista piscina, marina ou palmeiral. Há ainda a possibilidade de hospedagem em meia pensão. O complexo fará 20 anos de inaugurado em 2014, e é conhecido com o slogan "Um Cruzeiro em Terra Firme", na cidade-berço dos Descobrimentos Portugueses!
Mais informações: www.marinaclub.pt e www.msf-turim.pt
* O jornalista hospedou-se no Marina Club a convite de Gisela Sárrea e Cristina Lopes da Silva; e de Jorge Rodrigues e Ana Morais, da TQ/Travel Quality Viagens e Turismo, de Lisboa (www.tqviagens.com).

 

- Voltar -
 

 

18/02/2015 ATRACOES