CONHEÇA A GAZETA EXPEDIENTE CONTATO ANUNCIE BUSCA

atrações aviação bahia especiais eventos geral internacionais nacionais pessoas portugal salvador viagens
atrações
imprimir


Veículo inédito no país

A GAZETA DO TURISMO © Magazine teve sua origem nos anos de 1976. Com o fechamento dos Diários Associados na Bahia, os jornalistas Carlos Casaes e Antonio Roberto Pellegrino decidiram lançar um veículo especializado em turismo, que viria a ser o segundo a nível de Brasil. So existia um, então, no Rio de Janeiro.

Inédito, pois, e pioneiro, circulava em todo o Estado da Bahia como GAZETA DA BAHIA TURISMO, contando, na sua primeira fase, com o concurso, também, do publicitário Romualdo Virgílio Xavier.
Em finais de 1983, como a circulação do jornal já ganhava o espaço nacional, decidiu-se nacionalizá-lo definitivamente. Ganhou nova feição, tablóide, deixou de ser mensal para ser quinzenal, e adotou o título de GAZETA DO TURISMO.

O crescimento da GAZETA espraiou-se para além fronteiras, passando a circular, também, em Portugal Continente e Ilha da Madeira. Com a mesma característica de veículo de distribuição gratuita e dirigida, preferencialmente para o universo do turismo.

Depois de inserir cores e deixar o papel jornal para adotar o "couchê" por muitos anos, já em começo de 2002, inseriu-se definitivamente entre as revistas editadas no país, como GAZETA DO TURISMO - Magazine.

A Razão Social, desde origem, foi sempre ETAP Editora de Turismo, Assessoria e Promoções Ltda. De começo com a formação tripartite, Casaes, Pellegrino e Xavier. Na sua evolução, e depois de não mais contar com Pellegrino e Xavier, ganhou o concurso de Hélio José de Souza até o seu também desaparecimento em 2004, quando Carla Maria Pellegrino de Souza passou a dividir com Casaes as responsabilidades da empresa.

Adotando a filosofia de atuação participativa e integrada na comunidade, foram inúmeras as iniciativas geradas em realizações da maior importância. Que tém no CATAVENTO DE PRATA e sua "Noite de Gala do Turismo Brasileiro", outro fato pioneiro no país, o seu "carro chefe". Premiação nacional, constitui-se na maior festa do gênero que o turismo brasileiro conhece. Em data fixa, sempre no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, e em homenagem à comunidade turística nacional, através dos Melhores do Turismo do Brasil.

Depois de estar sediado por 16 anos no antigo Hotel Meridièn, instalou-se na sua atual morada no Centro Histórico de Salvador (Pelourinho).

 

18/02/2015 ATRACOES